Social Icons

quarta-feira, 3 de junho de 2009

São João: Grandes atrações no arraial da praça Maria Aragão

A temporada junina na Capital Brasileira da Cultura foi aberta oficialmente domingo, na Praça Maria Aragão, em São Luís. Pandeirões, matracas, zabumbas, tambor-onça e maracás já estão ecoando na cidade.

“Quero pedir a todos vocês que aproveitem muito bem a temporada. O nosso interesse é mostrar para todo o Brasil que temos um festejo junino animado, fazer com que os turistas e o Nordeste inteiro vejam que São Luís tem uma das mais brilhantes festas juninas. Nossa intenção é desenvolver o turismo na capital, proporcionando renda e trabalho ao nosso povo além de valorizar as danças e brincadeiras locais”, enfatizou o prefeito de São Luís na abertura do evento.

Até o dia 30 de junho, a praça será palco para as apresentações de 242 grupos folclóricos, entre bumba-meu-boi (orquestra, matraca, zabumba, baixada e costa de mão), tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilha, dança do boiadeiro, dança do coco, forró pé-de-serra e shows de artistas maranhenses.

Com o objetivo de resgatar os costumes dos nossos descobridores e mostrar a diversidade de nossa cultura popular, a programação geral está bem diversificada e comportará outros eventos, como: Canto Performance “Brasil/Itália: Mãos Irmãs, Festival de Danças do Boiadeiro, Festival de Cacuriá, Festival de Quadrilhas, Festival de Danças Portuguesas, um dia somente para programação Gospel, 2º aniversário do título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro concedido ao Tambor de Crioula e o encontro de Bumba-meu-boi sotaque de orquestra “Clarins da Ilha”.

A origem da quadrilha vem do século 19, com forte influência das danças de salão apreciadas pela realeza. Os seus primeiros passos aconteceram nas localidades rurais francesas. No Brasil, ela passou a fazer parte dos salões nobres da alta sociedade. Em pouco tempo, transformou-se em uma grande festa popular, tendo como objetivo alegrar casamentos, batizados, festejos religiosos, sempre no período junino.

A dança portuguesa pode ser de roda, de pares em roda, em cruz, em fila de roda, de frente e em fila de frente, obedecendo a uma marcação comanda por um líder. Os trajes são variados, não havendo um especificamente nacional, mudando de região para região, devido às influências originárias dos vários povos fixados na faixa da Península.

Outra opção é o Barracão do Forró, onde se apresentarão os melhores grupos de forró pé-de-serra da cidade, embalando o “arrasta-pé” ao som de Luiz Gonzaga, João do Vale e Mestre Antonio Vieira. Toda sexta e sábado, sempre das 20h às 2h.


SÃO JOÃO 2009
PROGRAMAÇÃO OFICIAL

03/06 (quarta-feira)
20h Festival de Quadrilhas
21h Show de Chico Saldanha
22h às 24h Festival de Danças Portuguesas

04/06 (quinta-feira)
20h Festival de Danças Portuguesas
21h Show de Tutuca
22 a 24h Festival de Quadrilhas

05/06 (sexta-feira)
PALCO
19h30 Dança Portuguesa Belíssima de Lisboa
20h Tambor de Crioula Pungar da Ilha
20h30 Dança do Coco Branco
21h Show de Josias Sobrinho
22h Boi de Apolônio (Baixada)
23h Boi Unidos Venceremos (Zabumba)
24h Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (Orquestra)
01h Boi da Maioba (Matraca)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Rui Mário do Acordeon
23h Inaldo Bartolomeu

06/06 (sábado)
PALCO
19h Dança Portuguesa Mirim Alegria de Portugal
19h30 Boi Mirim Alegria de São João
20h Quadrilha Rosa Amarela
20h30 Dança do Boiadeiro da Cidade Operária
21h Cacuriá Basson
22h Show de Teresa Canto
23h Grupo Piaçaba (Variados)
24h Boi de Morros (Orquestra)
01h Boi de Maracanã (Matraca)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Rose do Forró
23h Seu Raimundinho e o Forró Pé no Chão

07/06 (domingo)
19h Boi Mirim Sonho de Magnolia
19h30 Cacuriá Mirim Rabo de Saia
20h Tambor de Crioula Fé em Deus
20h30 Dança do Boiadeiro Chapéu de Ouro
21h Show de Lourival Tavares
22h Boi Brilho da Ilha (Orquestra)
23h Boi União da Baixada do Monte Castelo
24h Boizinho Barrica

Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com