Social Icons

terça-feira, 29 de maio de 2012

Argentina restringe compra de moeda estrangeira



A partir de hoje, os argentinos que quiserem viajar para o Exterior devem preencher formulário com informações sobre a viagem à Administração Federal de Ingresos Públicos (Afip), equivalente à Receita Federal. A medida vale para todos os residentes no país que queiram comprar moeda estrangeira para gastos em viagens ao Exterior “por razões de saúde, estudos, congressos, conferências, gestões comerciais, esportes, atividades culturais, atividades científicas ou turismo”, segundo o texto da Resolução Geral 3.333.

Eles estão obrigados a preencher o formulário “Viajes al Exterior” no site da Afip informando sobre o destino da viagem, data de partida e retorno, escalas, em que moeda foi comprado o pacote, em quantas parcelas e o registro da operadora e agência, em caso de compras por meio de empresas de turismo. Para preencher o formulário, no entanto, o cidadão deve ser contribuinte fiscal, apresentando registro equivalente ao CPF brasileiro, para utilização no site da Afip.

Segundo o diário argentino La Nación, a medida tem gerado grande confusão entre os consumidores, que estariam procurando agências de viagens para tirar dúvidas. As agências, no entanto, ainda não têm claras as novas regras, segundo reportagem publicada hoje no jornal. “As pessoas estão preocupadas, perguntando se serão barradas no Aeroporto de Ezeiza, não sabem quantos dólares podem levar em dinheiro”, disse o dono de uma agência de viagens ouvido pela reportagem.

Há cerca de duas semanas, o governo argentino reforçou o controle no mercado cambial publicando novas regras para compra de dólares. As novas restrições têm entre seus objetivos limitar que as agências de turismo, que têm livre acesso às moedas estrangeiras, comprem dólares no mercado oficial e vendam no paralelo, ficando com a diferença. A medida teria sido implementada para conter da demanda por dólares depois da venda de US$ 1,2 bilhão em abril último e vem sendo chamada, pela imprensa, de "corralito verde".

Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com