Social Icons

domingo, 20 de julho de 2014

Maranhão pode ganhar mais um roteiro turístico




A Região do Munim, formada pelos municípios de Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande, está entre os polos turísticos de São Luís e Lençóis Maranhenses. O polo tem riquezas naturais e culturais, como ruínas seculares, cachoeiras, rios e riachos de águas cristalinas, além de um litoral intocado.

Em breve, o Maranhão e o mundo vão poder conhecer melhor essas belezas. Durante a apresentação do I Encontro do Programa de Regionalização Maranhão Único, que vai acontecer no dia 24 de julho, será lançado o mais novo produto turístico do estado: o Roteiro Integrado Náutico do Munim.

Apesar de ficar próximo da Região dos Lençóis Maranhenses, o polo ainda não faz parte do Roteiro Integrado da Rota das Emoções, pois não possuía um produto turístico. Para reverter essa situação e aumentar a oferta turística do estado, o interlocutor do Polo Munim, Leopoldo Dieckel, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), reuniu representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e integrantes do polo e começaram a formatar um novo roteiro.

Na segunda (14) e nesta terça-feira (15), a Setur e as unidades do Sebrae dos municípios do Munim vão testar a viabilidade do novo roteiro. Acompanha a comitiva, um empresário especializado em turismo náutico do município da Raposa, Hélio da Fox Tour, que é um case de sucesso e potencial investidor na região. “Após o estudo de viabilidade um fantour será realizado com empresários de São Luís pra colocar o roteiro nas prateleiras das agências locais e nacionais para ser comercializado. Aprovado o roteiro vamos entrar em contato com o Sebrae para oficializar a Região do Munim como roteiro complementar da Rota das Emoções e apresentar o novo produto turístico do estado no grande encontro dos polos no dia 24 de julho no Ceprama e no II Salão de Turismo da Rota das Emoções” disse Leopoldo Dieckel.

O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, disse que o estado ainda tem muito mais riquezas a serem descobertas. “Temos praias maravilhosas, recantos ainda intocados que precisam ser explorados de forma consciente e sustentável sem o Programa de Regionalização do Turismo Maranhão Único isso não seria possível. Agora é preparar esses lugares dotando-os de infraestrutura e atrair investimentos para que despontem como mais um atrativo do estado”.

Encontro de regionalização

O Maranhão possui 10 polos de desenvolvimento turístico. Cada polo possui um interlocutor regional, que é um técnico da Setur. Os polos possuem fóruns ou conselhos de turismo formados por representantes do trade local, da sociedade civil e do setor público. Durante 7 meses a Setur, através da consultora Jussara Rocha, realizou um trabalho de implantação, reformulação e dinamização dos conselhos/fóruns. Mais de 60 municípios foram visitados, onde aconteceram reuniões técnicas e oficinas e foram gerados planos estratégicos para o desenvolvimento local.  A culminância de todo esse trabalho será compartilhado no dia 24 de julho no Ceprama, em São Luís.

O Programa de Regionalização do Turismo Maranhão Único tem o objetivo de consolidar a estratégia de gestão da Política Pública no Estado, capaz de provocar mudanças, sistematizar o planejamento e coordenar o processo de desenvolvimento local e regional, de forma articulada e compartilhada nos 10 Polos Turísticos do Maranhão.

Fonte: Jornal Cazumbá

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com