Social Icons

domingo, 7 de setembro de 2014

Missão técnica à Rota das Emoções fortalece turismo no litoral do Maranhão



“Precisamos, como classe empresarial, apoiar o turismo regional, principalmente um roteiro consolidado como o é a Rota das Emoções. Estaremos mais próximos ao trade turístico, com objetivo de somar esforços para que as ações de fomento e desenvolvimento dessa forte cadeia econômica da indústria de turismo tenham êxito e beneficiem o nosso estado e a nossa gente”.

Com essas palavras do presidente da Federação as Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, encerrou a missão técnica formada dirigentes da entidade empresarial, do Sebrae e do trade turístico de São Luís à Rota das Emoções, roteiro que integra os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, por meio dos pólos de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

A caravana - que iniciou o percurso na última segunda-feira, 25 de agosto - finalizou a viagem em Barreirinhas, onde participou da abertura do II Salão de Turismo da Rota das Emoções, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 28, prosseguindo até o último sábado (30 de agosto), na Beira Rio da cidade.

O presidente da Fiema, que também é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, capitaneou a visita técnica realizada ao destino que, desde 2005, começou a ser trabalhado pelo Sebrae, tendo como principal resultado a melhoria da qualidade dos serviços e produtos turísticos, por meio de capacitação dos empreendedores e a instituição e fortalecimento da governança territorial.

Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, a missão técnica trouxe resultados satifatórios. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados da missão, principalmente pela coesão desse grupo que é formado por representantes de classes empresariais e trade turístico local, pessoas que podem dar eco às impressões que tiveram quanto à viabilidade econômica do roteiro Rota das Emoções. O Sebrae e os parceiros estão precisam desse apoio institucional para que o trabalho de melhoria dos serviços e produtos do destino seja contínuo para movimentar cada vez mais a cadeia turística regional”, destacou.

União

Para o presidente do Convention & Visitors Bureau de São Luís, Pedro Robson de Holanda Costa – que também preside o Sindicato da Indústria de Panificação de São Luís - somente com a união de forças o turismo poderá ser alavancado novamente no Maranhão.

“O setor passa por uma crise significativa na capital devido a diversos fatores que estão além da capacidade de resolução por parte dos empresários. Hoje, depois dessa missão, o sentimento que temos é o de desafio, da busca pelo estreitamento e união do trade turístico para que possamos cobrar as soluções compatíveis das autoridades”, ressaltou ele, destacando que é hora de retomar antigas discussões, como a construção da Rodovia Translitorânea e demais protocolos de intenções já celebrados em prol do fortalecimento do turismo do estado.

O secretário municipal de Turismo de São Luís, Lula Filho e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Maranhão (ABIH-MA), João Antônio Barros Filho, reiteraram a declaração de Pedro Robson Costa e vão mais além. “Precisamos de políticas públicas urgentes para o segmento, principalmente com a redução de carga tributária e a mudança de visão dos gestores em relação ao turismo. Produtos nós temos, o que nos falta é colocá-los na prateleira, trabalhando ainda fatores que agregam, como a segurança, a saúde e a conscientização da população para a importância da atividade turística”, aponta o presidente da ABIH-MA.

“Trabalhando em conjunto podemos realizar ações de promoção mais eficazes para o turismo, com sensibilização, atuando nos polos turísticos do estado, com ações integradas e desenvolvendo novos roteiros. O trade tem cobrado soluções e se colocado à disposição para, juntos, buscarmos essa mudança. Estamos em um momento propício para união de forças que podem render excelentes resultados para o turismo maranhense”, finalizou Lula Filho. 

Fonte: Jornal Cazumbá

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com