Social Icons

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Inaugurada a primeira etapa de urbanização da Reserva do Itapiracó





Foi inaugurada nesta terça-feira, na cidade de São Luís, a primeira etapa de urbanização da Reserva do Itapiracó. O parque de proteção ambiental, que foi criado no ano de 1977, possui um total de 322 hectares coberto, ainda, por uma vegetação remanescente da Floresta Amazônica.

Para o superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Benedito Castro, a importância da Reserva do Itapiracó é muito grande para toda a comunidade, pois ela visa proteger toda a biodiversidade existente no local, contribuindo, desta maneira, para o equilíbrio de quem mora próximo de toda a sua extensão.


“Ela é um espaço que resguarda e protege a biodiversidade, os recursos hídricos, a drenagem desta parte da cidade. Então, ela se reveste de importância para a cidade e para os bairros do entorno e toda a comunidade do entorno”, ressalta o superintendente.
A construção do complexo até o final vai custar aproximadamente 26 milhões de reais. O valor vem do Fundo Estadual de Unidade de Conservação, que foi criado recentemente. Esse fundo recebe toda compensação ambiental paga pelos grandes investimentos instalados no Maranhão.

De acordo com a governadora do estado, Roseana Sarney, a ideia de construir o parque já era estudada há algum tempo. Ela afirma que o dinheiro do fundo já era destinado ao local. “Nós estabelecemos fazer essa obra com esse fundo. Essa obra vai custar 26 milhões de reais e eu já vou deixar esse dinheiro em caixa, já comprometido, para que possa fazer esse parque. É um parque maravilhoso”.


O arquiteto Marcos Borges, responsável pelas melhorias na Reserva, explica que todas as modificações foram feitas levando em consideração a utilização da área pela a comunidade e o critério de sustentabilidade. “Todas as áreas que foram ocupadas elas já estavam de alguma forma ocupadas antes, mas mal ocupadas. Então, essa é uma prova de que a gente fez um projeto todo ele baseado nesse critério”, explica.

A primeira etapa do projeto incluiu investimentos em infraestrutura, como drenagem, calçadão e iluminação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com