Social Icons

domingo, 16 de outubro de 2016

Conheça o significado por trás das cores dos passaportes



Quem nunca parou para se perguntar por que no Brasil a cor do passaporte é azul enquanto na União Europeia ela é vermelha, deve saber que por trás dessas tonalidades há significados culturais e históricos que vão muito além de mera semelhança com as cores das bandeiras dos países.

Os parâmetros oficiais para a configuração das cores são definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional, que atualmente disponibiliza quatro opções de cores, sendo elas azul, preto, verde e vermelho. A partir delas, as escolhas são feitas pelos países de acordo com os seus interesses. Confira abaixo:



Passaporte azul: comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul (e por isso o Brasil a utiliza) e a Comunidade do Caribe (Caricom). Os Estados Unidos também resolveram adotar a cor a partir de 1976 (quando ocorreu o bicentenário da independência do país), devido à semelhança com as cores de sua bandeira.






Passaporte vermelho: a cor costumava ser adotada por nações comunistas durante a Guerra Fria e até hoje incida passado ou presente soviético nesses países, como é o caso da China, da Bulgária e da Rússia. Países membros da União Europeia (ou que pretendem ingressar nela) também adotam essa tonalidade em seus passaportes.

Passaporte verde: a cor está relacionada com a religião e a maior parte das nações que seguem o islamismo possuem bandeiras esverdeadas, consequentemente adotando um passaporte da mesma cor, considerada a preferida pelo profeta Maomé. Mas além de países como Arábia Saudita, Marrocos, Egito e Paquistão, que seguem o alcorão, Gana e Costa do Marfim, que integram a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), também escolheram a coloração para se distinguirem.



Passaporte preto: mais rara de se ver, a cor é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Cor-de-rosa: parece inusitado, mas a cor é adotada na Holanda em passaportes provisórios, quando o cidadão perde o seu ou ainda não conseguiu tirar o oficial.

Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com